Desenvolvimento da criança

A importância de se estabelecer metas com os filhos

By 2 de setembro de 2019 No Comments

Todos os pais desejam que os seus filhos sejam felizes, tenham saúde e se realizem tanto pessoal quanto profissionalmente. Mas como de fato, você, como mãe ou pai, pode contribuir para tudo isso acontecer? Você conhece os desejos dos seus filhos? Você ensina seu filho a traçar metas para realizar seus desejos?

Conhecer bem os filhos e saber quais são as suas habilidades e os seus desafios é o primeiro passo para ajudá-los a se prepararem para que se tornem pessoas satisfeitas com quem são e consigam entender o seu papel no mundo.

O educador e escritor Rubem Alves escreveu, sabiamente, a fábula “A pipa e flor”. Essa história permite refletir sobre a contradição entre dois mundos: o da pipa, que tem a oportunidade de ser livre e de conhecer o belo da vida e o da flor, que está presa ao chão, enraizada.

Mesmo livre e repleta de possibilidades, a pipa depende da mão para guiá-la. A mão é a grande responsável pelo desempenho do seu voo. Conforme a direção e a velocidade do vento, ela a puxa para si ou a solta para voar longe.

Assim como a pipa, a criança também precisa ser conduzida e amparada. Cabe aos pais guiá-la, “puxá-la para si” e saber os momentos oportunos de soltá-la.  Você deve estar pensando: quanta responsabilidade! Sim, você tem razão. Essa tarefa exige reflexão, diálogo e conexão com os filhos.

Entretanto, conduzi-los para um futuro próspero pode tornar-se mais leve se houver clareza no que os filhos desejam para si mesmos e se houver metas a serem alcançadas no dia a dia.

É preciso deixar claro que meta é diferente de objetivo. As metas são etapas a seguirem cumpridas para o alcance de um ou mais objetivos, são como escadas ou caminhos. Já o objetivo é algo mais amplo, é o que se pretende alcançar, seria, por exemplo, um sonho. Estabelecer metas e objetivos é algo pessoal e vai variar de pessoa para pessoa.

O importante é ter em mente que cabe aos pais criarem as condições para que os filhos tracem e  alcancem suas metas, sejam elas pequenas ou grandes.

Ao estabelecer metas a criança aprenderá a:

1- Fazer escolhas;

2- Reconhecer as suas limitações;

3- Criar as suas próprias estratégias para alcançar os seus objetivos;

4- Reconhecer a importância de buscar caminhos;

5- Refletir que o erro faz parte do aprendizado e a aceitá-lo;

6- Ser humilde e reconhecer o fracasso;

7- Superar os desafios e os obstáculos;

8- Ter orgulho de si mesma;

9- Se sentir disposta e segura para fazer a diferença no mundo.

Portanto, os pais devem estabelecer metas juntos com os filhos e celebrar, juntos, o cumprimento de cada uma delas!  Incluam-nas na rotina, acompanhem as escolhas dos filhos com paciência, conversem sempre sobre as suas conquistas e sobre os seus desafios. Além disso, nunca deixem de apoiá-los nos momentos de fracasso, refletindo que o erro faz parte do crescimento e dê exemplos das suas próprias caminhadas.

O grande mestre da literatura brasileira, Guimarães Rosa, já dizia sobre a importância e o desafio de investir no processo “O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.  Ajude seu filho nessa travessia!

E é pensando exatamente em como ajudar os pequenos na jornada do aprendizado que escrevemos esse blog com tanta dedicação. E ai, ficou alguma dúvida?  Nos dê um feedback

Texto: Mariana Guimarães

Leave a Reply